Por que empresas digitais também anunciam em meios offline?

26.6.2018

É comum surgir um debate que discuta a crescente relevância do digital nas estratégias de comunicação das marcas. Algumas vezes, opiniões mais radicais, sugerem que mídias tradicionais - como TV, rádio e jornais - deveriam ser retiradas dos investimentos publicitários. Você já esteve presente em alguma discussão deste tipo? Será que existe alguma resposta para estes questionamentos?

 

Crossmedia. Esta é resposta. É inegável que a internet hoje, de modo geral, é uma importante ferramenta para realizar a comunicação eficiente de uma marca. Mas equilíbrio é fundamental. Estratégias que envolvem crossmedia visam difundir o conteúdo/mensagem em diferentes meios, sejam eles on ou offline. É utilizando este conceito, que empresas essencialmente digitais, como o Netflix, iFood, Google e Uber, realizam ações de comunicação fora do ambiente digital.

 

É necessário ter um olhar atento para as tendências de investimentos em comunicação do seu segmento, para perceber como os principais players têm se movimentado.  Estratégias que integram ações em plataformas digitais e offline são muito comuns e estão presentes em diversos países. No Reino Unido, desde 2016, as empresas digitais já são os maiores anunciantes das emissora de TV, sendo a Amazon (uma empresa essencialmente digital) o maior anunciante. Nas principais redes de TV do Brasil, é comum durante os brakes vermos comerciais de empresas digitais, como Decolar, Netshoes, Pedidos Já e Trivago, dentre outras . A Trivago, por exemplo, teve o 7º maior investimento publicitário do Brasil, com 99% investidos em TV - sendo que 95.7% em TV por assinatura (de acordo com relatório divulgado pelo projeto Mídia Dados 2017). Veja abaixo como foram os investimentos em mídia dos maiores anunciantes do país.

É bom reforçar que não existe uma fórmula única. Não se pode afirmar que é errado investir 100% da sua verba no offline ou no digital, principalmente se você alcança os resultados desejados. O Grupo Genomma - das marcas Asepxia, Cicatricure e Goicoechea - direciona todo seu investimento em mídia para TV aberta. Mas é recomendável que, na próxima vez que planejar sua ações, pense em estratégias crossmedia e em possibilidades de diversificar o investimento, para difundir sua marca nos meios e veículos mais adequados ao seu público. O Google identificou a TV como um meio importante para posicionar a marca e lançou uma série de comerciais, que estão sendo veiculados em TV aberta e por assinatura. Confira um dos comerciais abaixo, que além de veicular na televisão, está no canal oficinal do Google no YouTube.

 

 

 

 

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