Comunicação – uma nova ERA

 

Estamos vivendo uma era disruptiva que transforma profundamente o mercado publicitário. As novas tecnologias que surgem a cada dia, as formas com que os públicos lidam com as marcas e a bilateralidade presente na comunicação impõem um grande desafio às agências e aos veículos de mídia.

 

Startups nascem quebrando paradigmas (quem havia imaginado receber dinheiro de volta ao realizar uma compra?), aparece um novo modelo de consumo por meio da economia compartilhada (como dividir uma carona por aplicativo) e as pessoas valorizam cada vez mais as experiências, ao invés da posse (não compramos mais música, assinamos uma mensalidade para ter acesso a várias playlists).

 

É preciso entender a jornada de experiência do cliente e todos os seus pontos de contato. Cada momento que a marca estabelece comunicação é crucial para uma tomada de decisão, percepção de valor e construção de um relacionamento duradouro. É o cuidado em cada uma destas etapas que torna as agências tão importantes na construção das marcas.

 

A mensagem publicitária deve ser relevante e adequada ao formato que é exibida. As mídias tradicionais mantêm posição de destaque em relação à credibilidade. O digital, por sua vez, abre uma possibilidade de comunicação instantânea com os usuários, impressiona com suas métricas e poder de rastreamento. Cabe às agências demonstrar a relevância de cada meio e os diferentes papéis que desempenham ao longo da jornada.

 

 

E qual seria a mídia mais eficiente? A melhor estratégia de campanha? Estas, dentre outras questões, dependem dos objetivos de marketing e do orçamento. Sim, do orçamento. As verbas são cada vez mais enxutas e precisamos, além de ser criativos na comunicação, eficientes na sua difusão. Não há margem para erros.    

O grande desafio das agências é, portanto, criar relevância na mensagem da marca e oferecê-la no local certo, na hora certa, para um público que hoje é multifacetado, enfim, entender esta nova E.R.A (Experiência - Relevância/Relacionamento - Algoritmos).

 

Texto originalmente publicado na coluna "Banco de ideias", do jornal O Tempo, no dia 26/05/2019.

 

 

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