top of page

30 de janeiro / Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Há 151 anos, em 30 de janeiro, foi lançada a primeira história em quadrinhos no Brasil. Chamada de “As Aventuras de Nhô Quim”, a história foi retratada pelo cartunista italiano Angelo Agostini. O quadrinho também conhecido como “Impressões de uma viagem à corte” retratava a história de um caipira que se muda para a cidade do Rio de Janeiro e fica chocado com a civilização urbana, sendo uma caricatura dos costumes do processo de êxodo rural.

História em quadrinho - "As aventuras de Nhô Quim ou as impressões de uma viagem à corte"

No mundo inteiro, os quadrinhos já faziam grande sucesso nessa mesma época e aos poucos começaram a apresentar outras formas, evoluções com cores vivas e inusitadas. O Pop Art, um movimento artístico famoso no mundo inteiro, surgiu inspirado na popularidade dos quadrinhos.

Logo, a publicidade começou a utilizar este formato, o relacionando ao consumo, design propaganda e estilo de vida. Entre estes trabalhos podemos citar o clássico encontro entre o Coelhinho da Quik e Superman, lançado em 1987.

No que se refere a HQs de sucesso no Brasil, é importante destacar o trabalho de Maurício de Sousa, com nossa amada Turma da Mônica, que entreteve e emocionou gerações de brasileiros. Tamanho sucesso permitiu ampliar a presença da Turma da Mônica no mercado de produtos voltados ao público infantil através do merchandising, com a utilização de seus personagens em produtos comerciais, como escovas de dentes, camisetas, desenhos animados, alimentos, brinquedos etc. Recentemente a Turma da Mônica entrou para o Guiness Book, com o título de “maior gibi do mundo”, tendo produzido um material impresso de 60cm de largura por 90cm de altura.

E hoje, dia Nacional dos Quadrinhos, a HS não podia passar em branco sem falar um pouco sobre essa arte e ferramenta incrível de comunicação. Quer saber mais? Separamos um podcast especial sobre este tema: ouça aqui.

Destaques
Recentes

Receba os próximos posts do blog da HS!

bottom of page