O Facebook vai transmitir a Copa Libertadores e a Champions League
Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o Facebook ser uma empresa de mídia, as decisões recentes de seus diretores nos deixam claro que sim: o Facebook é muito mais que uma rede social. A empresa de Mark Zuckerberg parece ter enxergado a força dos eventos esportivos e uma alta afinidade desta audiência com o o público do Facebook.
COMO VAI SER A LIBERTADORES
Foi realizado o anúncio de que, a partir de 2019, o Facebook irá transmitir, gratuitamente, uma partida da Copa Libertadores por semana, provavelmente às quintas-feiras. A exclusividade de transmissão dos jogos na TV aberta ainda será da TV Globo, sendo que na TV fechada a preferência de escolher primeiro o jogo é do Fox Sports e depois do Sportv.
A competição, aliás, deve estrear outras novidades em 2019, uma delas, já anunciada pelo organizador, é de que a grande final será em jogo único, em um país previamente definido.
COMO VAI SER A CHAMPIONS LEAGUE
A competição européia não é exatamente novidade para o Facebook, que já detinha o direito de transmissão na América Latina da Uefa Champions League. Porém, esta permissão não era válida no Brasil. Não era, agora é!
Já no segundo semestre deste ano, o Facebook poderá transmitir jogos da Champions League para o Brasil. O acordo foi possível a partir de licitação válida para a temporada 2018/19 - na Europa, a temporada do futebol se inicia em agosto - em que a Rede Globo optou por não participar, deixando assim caminho aberto para o Facebook, que fica com a parte referente à TV aberta, e com a Turner, que segue com a TV fechada, assim como divulgou Rodrigo Mattos em seu blog no Portal Uol.
PROJEÇÕES
O Facebook ainda não se pronunciou oficialmente sobre nenhum destes acordos, o que deixa os cenários futuros ainda um pouco indefinidos. Mas as projeções a partir destas informações indicam que, principalmente no caso da Copa Libertadores, o Facebook deve ser uma opção a mais para quem deseja acompanhar os jogos, sem que a TV aberta perca sua força, pois a TV continuará com preferência em escolher os jogos e as transmissões no Facebook deverão ser em dias alternativos às tradicionais noites de quartas-feiras, em que o futebol atinge altos índices de audiência na TV.
Mas é bom ficar atento a estas definições e monitorar as datas ao realizar o planejamento de mídias sociais da sua empresa, pois o Facebook, assim como as emissoras de televisão, deve ter picos de audiência nos dias em que transmitir jogos destas competições.