top of page

O Facebook vai transmitir a Copa Libertadores e a Champions League

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre o Facebook ser uma empresa de mídia, as decisões recentes de seus diretores nos deixam claro que sim: o Facebook é muito mais que uma rede social. A empresa de Mark Zuckerberg parece ter enxergado a força dos eventos esportivos e uma alta afinidade desta audiência com o o público do Facebook.

COMO VAI SER A LIBERTADORES

Foi realizado o anúncio de que, a partir de 2019, o Facebook irá transmitir, gratuitamente, uma partida da Copa Libertadores por semana, provavelmente às quintas-feiras. A exclusividade de transmissão dos jogos na TV aberta ainda será da TV Globo, sendo que na TV fechada a preferência de escolher primeiro o jogo é do Fox Sports e depois do Sportv.

A competição, aliás, deve estrear outras novidades em 2019, uma delas, já anunciada pelo organizador, é de que a grande final será em jogo único, em um país previamente definido.

Disputa deve ser transmitida em plataforma do Facebook em 2019. Foto: Fredy Builes/Reuters

COMO VAI SER A CHAMPIONS LEAGUE

A competição européia não é exatamente novidade para o Facebook, que já detinha o direito de transmissão na América Latina da Uefa Champions League. Porém, esta permissão não era válida no Brasil. Não era, agora é!

Já no segundo semestre deste ano, o Facebook poderá transmitir jogos da Champions League para o Brasil. O acordo foi possível a partir de licitação válida para a temporada 2018/19 - na Europa, a temporada do futebol se inicia em agosto - em que a Rede Globo optou por não participar, deixando assim caminho aberto para o Facebook, que fica com a parte referente à TV aberta, e com a Turner, que segue com a TV fechada, assim como divulgou Rodrigo Mattos em seu blog no Portal Uol.

PROJEÇÕES

O Facebook ainda não se pronunciou oficialmente sobre nenhum destes acordos, o que deixa os cenários futuros ainda um pouco indefinidos. Mas as projeções a partir destas informações indicam que, principalmente no caso da Copa Libertadores, o Facebook deve ser uma opção a mais para quem deseja acompanhar os jogos, sem que a TV aberta perca sua força, pois a TV continuará com preferência em escolher os jogos e as transmissões no Facebook deverão ser em dias alternativos às tradicionais noites de quartas-feiras, em que o futebol atinge altos índices de audiência na TV.

Mas é bom ficar atento a estas definições e monitorar as datas ao realizar o planejamento de mídias sociais da sua empresa, pois o Facebook, assim como as emissoras de televisão, deve ter picos de audiência nos dias em que transmitir jogos destas competições.

Destaques
Recentes

Receba os próximos posts do blog da HS!

bottom of page