A importância da música na Publicidade
Todo mundo gosta de música não importa o estilo.
A música sempre vai estar presente na sua, vida designando um papel importante, tocando o sentimento de forma consciente ou inconsciente. Por exemplo, tente ler sem cantar: “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim”. Ou “Pônei maldito, pônei maldito, venha com a gente atolar”. Mais uma “Você jogou fora o amor que eu te dei, o sonho que sonhei, isso não se faz ...” Difícil né?
A música é uma forma de comunicação utilizada como um canal, onde é possível transmitir uma mensagem de forma sutil, eficiente e agradável, seja apenas para o prazer do ouvinte ou para estimulá-lo a tomar determinadas ações ou atitudes esperadas pelo anunciante – além de poder ajudar na construção de uma marca e estreitar sua relação com o consumidor.
Dezenas de spots e jingles de sucesso foram criados pela agência e veiculados nas rádios de Minas Gerais e, com certeza, você deve conhecer: Banzai, Carbel Korea, Hanbai e Carbel Japão são alguns exemplos. Um jingle de sucesso pode ser lembrado por anos e anos, mesmo após suas campanhas terem sido encerradas. É justamente dessa forma que a HS trabalha a música para as marcas, uma letra bem escrita e de fácil memorização.
A pesquisadora brasileira Lúcia Santaella trata, em seu livro “Matrizes da linguagem e pensamento”, a sonoridade como altamente estética, que vincula-se à forma ou à maneira particular do som. Quando falamos de estética, estamos entrando no terreno das emoções, coisas que sentimos independentemente da nossa vontade. Ou seja, sons são altamente memorizados mesmo que nós não quisermos. É por isso que, só de mencionar as canções lá no início do texto, automaticamente o ritmo e a melodia vieram à sua mente.
E hoje, dia 22 de novembro, Dia da Música, a HS não poderia deixar de falar sobre a importância da música na Publicidade. E você tem alguma música ou propaganda que te emocionou ou te marcou de alguma forma? Conta pra gente ;)